Guardar o dinheiro no Banco

Crianças levam os mealheiros ao Banco

Uma das minhas preocupações no trabalho que desenvolvo na educação financeira tem a ver com o facto das crianças terem a possibilidade de vivenciarem ações de cidadania ativa. Algumas crianças ouvem falar, junto da sua família, de Bancos e de cartões multibanco mas não lhe é dado a experiência destas ações. Assim, com regularidade, os meus alunos visitam uma entidade bancária para depositar as suas poupanças.

 

Como os mealheiros, por si construídos, são transparentes, as crianças observam o dinheiro a “crescer” dentro deles. Quando estes estão cheios prepara-se a visita ao Banco. Esta, costuma ser preparada com a turma inteira ou apenas com 3 elementos – cada um portador do seu mealheiro.

O objetivo é sempre, a criança aprender normas sociais de comportamento a seguir num espaço frequentado apenas por adultos; ainda como o procedimento a seguir para a execução de um depósito bancário, a importância e a segurança do Banco como local de guarda do dinheiro e o mecanismo do cartão multibanco.

Ao longo dos projetos visitamos 2 instituições bancárias próximas do jardim-de-infância comparando as diferenças e as semelhanças no edifício, no atendimento, sempre com a preocupação quanto à forma de abordagem em relação ao objetivo da visita.

A criança tem assim a possibilidade de vivenciar procedimentos bancários, de forma lúdico-pedagógica, valorizando o dinheiro que arrecada no projeto de educação financeira, em curso.

Toma, deste modo, consciência de que o dinheiro, por si guardado no Banco, irá ser usado com a “magia do cartão multibanco”, para pagar as despesas inerentes à concretização do sonho. Este procedimento também acontece na presença da criança, numa caixa multibanco no Banco onde deposita o dinheiro do seu mealheiro da poupança.

Showing 2 comments
  • Carla Codinha
    Responder

    Só mesmo a Lina para ter uma ideia destas.
    Cada vez que iam ao banco não só era uma aventura como uma aprendizagem para a vida e sempre com grande divertimento.
    Obrigada Lina por fazer sempre o melhor para o melhor do mundo… As nossas crianças ! Beijinhos

  • Nina Horta
    Responder

    Ah, sempre uma coisa muito inteligente, Lina. Como não frequentei o seu Jardim, até hoje tenho pavor de Bancos, me atrapalho desde a porta, me confundo, me irrito. Seus alunos não padecerão desses males! Parabéns.

Deixa o teu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Contact Us

Descrição possivel aqui

Not readable? Change text. captcha txt

Escreve o que procuras e faz ENTER para pesquisar

Literacia Financeira na Infância pela Educadora Lina Nascimento