Ciências na Educação Financeira

Experiências com dinheiro

A Ciência aliada às Finanças – uma grande experiência para os mais pequenos.

Considerando a importância de promover a literacia financeira das crianças, a experiência científica Fluta/Não Flutua com notas e moedas, pretende também realçar as finalidades da educação em ciências de base experimental.

De uma forma lúdica, estas iniciativas, alimentam a curiosidade das crianças e estimulam ainda, o seu desenvolvimento cognitivo e emocional.

Explorando as características dos diferentes formatos de dinheiro, as crianças são estimuladas a utilizar os seus sentidos para descobrirem diferentes texturas, diferentes formas, diferentes cores, diferentes cheiros, diferentes pesos, diferentes temperaturas e diferentes sons que cada nota e que cada moeda lhes oferece.

Posteriormente, a experiência numa tina de água, permitiu que cada criança utilizasse o dinheiro de forma original. Saindo do padrão normal do seu uso, a criança experiencia esta brecha de padrão o que a leva a quebrar crenças negativas sociais, acerca do dinheiro, já adquiridas na sua curta vida.

As características físicas das diferentes formas de dinheiro, mostraram à criança, o comportamento diferenciado quando mergulhado na água.

A avaliação que a criança faz da atividade ajuda-a a consolidar conhecimentos que adquiriu pelo método experimental numa atividade conjunta com os seus pares.

E assim, as crianças manusearam e experimentaram o dinheiro, aprendendo conceitos científicos de forma simples, concreta e original.

A educação financeira, desta forma, esteve ao serviço das ciências experimentais.

Deixa o teu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Contact Us

Descrição possivel aqui

Not readable? Change text. captcha txt

Escreve o que procuras e faz ENTER para pesquisar