Crianças mostram educação financeira a brincar ao circo
O projeto “Sonhamos e … rimos” da sala 2 do Jardim de Infância de Vila do Bispo venceu a 7.ª edição do concurso “Todos Contam”. A cerimónia da entrega do prémio decorreu no dia 25 de fevereiro de 2019, no Auditório do Centro Cultural de Vila do Bispo e foi entregue pelo vice-governador do Banco de Portugal, Luís Máximo dos Santos. O momento contou com as intervenções do presidente da Câmara Municipal, Adelino Soares, da presidente da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, Lúcia Leitão, da representante da direção-Geral da Educação, Ilda Figueiredo, do diretor do Agrupamento da Escola E.B.2,3 de S. Vicente de Vila do Bispo, Joaquim Azevedo e da Educadora Lina Nascimento.
No decorrer da cerimónia, as crianças vencedoras deste prémio apresentaram o circo “Sonhamos e Rimos” com o palhaço Salsinha. Na entrada, as crianças cobraram o bilhete = 3 moedas iguais.
Pretendeu-se assim que todos os que assistiram ao evento entendessem como o projeto é implementado e como as crianças dividem o dinheiro: em partes iguais por cada mealheiro (Tripé Mágico).
Em clima de alegria e grande entusiasmo, as crianças mostraram como têm vindo a brincar ao circo no seu Jardim de Infância.
A inauguração do trampolim, adquirido com parte da verba do prémio, teve lugar no recreio do Jardim de Infância, abrilhantada pelo palhaço Salsinha.
O evento contou com a presença e o aplauso de individualidades oficiais do concelho, de famílias e amigos da Sala 2 e ainda das crianças da Sala 1.
O concurso “Todos Contam” distinguiu o nosso projeto de educação financeira do ano letivo 2018/2019, no âmbito do pré-escolar. O concurso é promovido pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros – Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões – e pelo Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.
Muitos, muitos, muitos parabéns.