Tripé Mágico – Poupar, Doar, Investir

Chamo “Tripé Mágico – Poupar, Doar, Investir” ao método dos 3 mealheiros como suposta garantia para o equilíbrio financeiro.

Tal sistema consiste em desenvolver uma serie de atividades de angariação de fundos que serão divididos em 3 partes iguais: uma para poupar e usar no sonho delineado pelo grupo, outra para investir sendo o resultado do investimento novamente dividido em 3 partes iguais e outra para doar a uma instituição ou entidade escolhida pelos alunos, no final do projeto, sensibilizando-os para a solidariedade social.

Esta teoria foi criada tendo em conta o meu estudo de experiências de vida de pessoas que conseguiram sucesso financeiro com um equilíbrio na vertente da poupança, do empreendedorismo assim como da caridade e da solidariedade com o seu próximo. De salientar que todo o trabalho desenvolvido com as crianças com estas abordagens tem em paralelo uma abordagem de reconhecimento emocional acerca do dinheiro.

A preocupação é que se sinta o dinheiro de forma positiva e um meio para satisfazer necessidades e prazeres.

Os mealheiros construídos em cada projeto têm em comum o fato de terem que ser transparentes para que as crianças vejam o dinheiro a “crescer” dentro deles.
No primeiro projeto “Sonhamos e … Lá Vamos”, em que o sonho foi, no Oceanário de Lisboa, participar na atividade “Dormir com os Tubarões”, os mealheiros construídos pelas crianças foram 3 porquinhos, criados com garrafas de plástico a partir de uma história escrita por mim.

No segundo projeto “Sonhamos e … Voamos”, em que o sonho foi o batismo de voo numa viagem Faro – Porto, de avião, os mealheiros construídos pelas crianças foram uma fada e um dinossauro. O mealheiro do investimento foi reimplantado do projeto anterior por indicação das crianças. Estes mealheiros foram criados tendo em conta o trabalho que estava a ser desenvolvido na sala sobre fadas e dinossauros.

No terceiro projeto “Sonhamos e … Reinamos”, em que o sonho foi fazer uma recriação histórica no Palácio de Queluz, os mealheiros construídos pelas crianças foram 3 castelos, a partir da reciclagem e decoração de caixas com uma parte lateral transparente. Esta decisão teve a ver com a temática a ser desenvolvida ao logo do ano – Reis e castelos.

Os mealheiros são assim a base e o fio condutor dos projetos de educação financeira.

O “Tripé Magico” leva à criança a magia da concretização do sonho.

Tal método consiste em desenvolver uma serie de atividades de angariação de fundos que serão divididos em 3 partes iguais: uma para poupar e usar no sonho delineado pelos alunos, outra para investir sendo o resultado do investimento novamente dividido em 3 partes iguais e outra para doar a uma instituição ou entidade escolhida pelos alunos, sensibilizando-os para a solidariedade social.

Showing 5 comments
  • IONE CRUZ
    Responder

    Perdoe-me só vi agora. Eu sou da Bahia, ensino na Universidade do meu estado e faço o doutoramento aqui em Portugal na Universidade do Minho.
    Sempre estou visitando o seu site, pois, amo a “magia” do seu projeto.
    Estarei fazendo o experimento na minha universidade e devo também utilizar os “porquinhos” e outras estratégias. Em 2007, publiquei um livrinho na área. O seu trabalho é de grande valia.

    • Lina Nascimento
      Responder

      Ione seria um prazer conhecê-la. A universidade do Minho é ótima. Parabéns pela escolha. Se algum dia vier ao Algarve avise-me. Eu farei o mesmo se fôr ao Minho. Como posso ter acesso ao seu livro?

      • IONE CRUZ
        Responder

        Oi Lina, avisarei sim. Eu gosto muito de estudar na Universidade do Minho. Quanto a ter acesso ao nosso livro, diga-nos o endereço que posso enviar um exemplar para ti. Saudações e espero encontrá-la um dia.

  • IONE CRUZ
    Responder

    Oi Lina, parabéns pelo projeto. Estou fazendo uma Tese em educação financeira e achei o seu trabalho muito interessante!!!

Deixa o teu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Contact Us

Descrição possivel aqui

Not readable? Change text. captcha txt

Escreve o que procuras e faz ENTER para pesquisar