estratégias

planeamento

empreendedorismo

Cidadania

Solidariedade

Moedas

mealheiro

pré-escolar

Finanças

Literacia

Comunidade

para Crianças

Dinheiro

sucesso

Sonhar

Poupar

Doar

Investir

Educação Financeira

A IMPORTÂNCIA DA LITERACIA FINANCEIRA NO PRÉ-ESCOLAR

A Educação Financeira ajuda na obtenção da independência e da tranquilidade financeira e iniciada na infância, auxilia na evolução e dá hipóteses de uma boa condição económico-financeira. Proporcionar Educação Financeira é mais fácil do que se possa imaginar. É simples mas para a maioria das pessoas não é fácil porque nunca lhes foi ensinado e nem faz parte da nossa própria cultura.

A minha proposta é tratar o assunto com muita simplicidade, sem esquecer a necessária profundidade e seriedade que o assunto requer.

Acredito que a melhor forma de o fazer é levando este tema aos mais jovens, pois são um público em formação da sua personalidade e de constituição de métodos para a construção de uma cidadania participativa que, com linguagem simples e com exemplos associados ao seu quotidiano, é-lhes facilitada a aprendizagem.

O trabalho de educação financeira visa proporcionar esclarecimentos e estimular o planeamento financeiro, o conhecimento sobre esta matéria e o controle dos fatores psicológicos redutores quanto ao conceito de dinheiro. Este trabalho propõe atingir, desde o estímulo ao controle dos gastos, à diversificação de investimentos e a outras posturas adequadas para o sucesso financeiro adquirindo, hábitos financeiros saudáveis.

As crianças e jovens perceberão que não é preciso fórmulas complexas para fazer o dinheiro se multiplicar. Esta minha proposta de Educação Financeira ajuda-os a manter a distância de diversas armadilhas como por exemplo, a publicidade enganosa.

Eu penso que a melhor maneira de evitar que as crianças tenham dificuldades, no futuro, em lidar com a falta de dinheiro, será desenvolver-lhes competências, desde pequenas, para lidarem com ele, livres de tabus. Tem sido o meu intuito, promover atividades adequadas a cada faixa etária a fim de evitar que as crianças sintam esse tipo de dificuldade, no futuro, ensinando-as a economizar e a poupar desde a infância.

Melhor do que saber lidar com falta de dinheiro é aprender a evitar ficar sem dinheiro.

Pretendo apresentar uma visão e uma abordagem integrada e coordenada de iniciativas de literacia financeira no pré-escolar, reconhecendo que melhorar os conhecimentos e influenciar as atitudes e comportamentos da criança face ao dinheiro só é possível com o envolvimento das famílias. Assim, por este meio de comunicação, os pais e outros educadores poderão inspirar-se e serem agentes de inovação promovendo a educação financeira construindo uma cidadania interventiva economicamente num futuro muito próximo.

MISSÃO

Este site visa contribuir para elevar o nível de literacia financeira das crianças e promover a adoção de comportamentos financeiros adequados das famílias e da comunidade envolvente, através de uma visão integrada de projetos de educação financeira desenvolvidos desde 2013, facilitando o consequente aumento do bem-estar dos interveniente tornando-os agentes ativos para uma consecutiva estabilidade do sistema financeiro.

OBJETIVOS

O site visa contribuir para melhorar os conhecimentos e comportamentos financeiros da população leitora, tendo em atenção as necessidades específicas que as famílias e os educadores apresentam na área da educação financeira.

  • Sensibilizar para a importância da educação financeira 
  • Difundir conhecimentos propostos no Referencial de Educação Financeira no Ministério da Educação
  • Sensibilizar para a necessidade de realizar um planeamento para a concretização de um sonho
  • Sensibilizar para a importância da poupança 
  • Sensibilizar para a importância do investimento 
  • Sensibilizar para a importância da doação 
BASE LEGISLATIVA

A base legislativa com que trabalho remete às Orientações Curriculares emanadas para a educação pré-escolar do Ministério da Educação trabalhando a educação financeira de forma transversal a todas as áreas curriculares. Os vários projetos ludico-pedagógicos desenvolvidos na sala, interligam-se entre eles  enriquecendo as competências das crianças.

http://www.dge.mec.pt/estudo-de-avaliacao-das-orientacoes-curriculares-e-da-qualidade-na-educacao-pre-escolar

O referencial de educação financeira da educação pré-escolar, do ministério da educação no planeamento e gestão do orçamento alicerça a atividade pedagógica desenvolvida dos projetos apresentados

http://www.dge.mec.pt/referencial-de-educacao-financeira

Contact Us

Descrição possivel aqui

Not readable? Change text. captcha txt

Escreve o que procuras e faz ENTER para pesquisar