Crianças aprendem a comercializar
Uma das estratégias de angariação de fundos para cada projeto é a venda de bolos no meio circundante do Jardim-de-Infância.
Cada família faz bolos/salgados, uma ou duas vezes, por mês, para que, um pequeno grupo de crianças vendam. Os bolos são transportados em recipiente próprio e uma das crianças recebe o dinheiro (tesoureiro). Habitualmente, o valor de cada bolo é definido por quem os compra. Temos clientes habituais, dado a qualidade dos bolos/salgados e acima de tudo por esta comunidade estar muito estimulada a ajudar na angariação da verba para que se concretize o sonho da Sala 2. A criança tem assim, contacto direto com a comercialização.
Depois da venda, as crianças, seriam e selecionam as moedas e as notas, a fim de separá-las, em partes iguais, e introduzir nos três mealheiros. Esta atividade é normalmente executada por uma criança de três anos acompanhada por uma mais velha. A matemática é a disciplina transversal a todas as idades nesta atividade, sendo trabalhado vários conceitos e noções topológicas.
No projeto “Sonhamos e … Lá Vamos”, foi feita uma recolha das receitas dos bolos que as famílias fizeram ao longo do ano e compilada em livro. Esta encadernação foi oferecida às Mães da sala. Por sugestão destas, foram disponibilizados mais livros que foram vendidos como fonte de receita para a atividade “Dormir com os Tubarões”.
Parabéns Lina !! A minha filha simplesmente adorou fazer bolos estava sempre a querer fazer e ajudava sempre a realizar o bolo adorava por os ingredientes!! E quando era a vez dela o levar para a escolinha ia super feliz e quando vinha para casa vinha ainda mais feliz!! Ela adorava ir vender!!
E este ano já falo nos bolos temos que fazer um é tão giro ver o seu desempenho!!
E em relação ao dinheiro tudo o que lhe dão me diz sempre mãe e para o mealheiros por incrível que pareça também tem 3 como na escolinha e vai sempre uma moeda para cada um deles!! 😊
Que saudades de fazer bolos… Beijinhos
Um trabalho bem feito onde as crianças aprendem o significado do dinheiro.