Venda de bolos porta a porta

Crianças aprendem a comercializar

Uma das estratégias de angariação de fundos para cada projeto é a venda de bolos no meio circundante do Jardim-de-Infância.

Cada família faz bolos/salgados, uma ou duas vezes, por mês, para que, um pequeno grupo de crianças vendam. Os bolos são transportados em recipiente próprio e uma das crianças recebe o dinheiro (tesoureiro). Habitualmente, o valor de cada bolo é definido por quem os compra. Temos clientes habituais, dado a qualidade dos bolos/salgados e acima de tudo por esta comunidade estar muito estimulada a ajudar na angariação da verba para que se concretize o sonho da Sala 2. A criança tem assim, contacto direto com a comercialização.

Depois da venda, as crianças, seriam e selecionam as moedas e as notas, a fim de separá-las, em partes iguais, e introduzir nos três mealheiros. Esta atividade é normalmente executada por uma criança de três anos acompanhada por uma mais velha. A matemática é a disciplina transversal a todas as idades nesta atividade, sendo trabalhado vários conceitos e noções topológicas.

No projeto “Sonhamos e … Lá Vamos”, foi feita uma recolha das receitas dos bolos que as famílias fizeram ao longo do ano e compilada em livro. Esta encadernação foi oferecida às Mães da sala. Por sugestão destas, foram disponibilizados mais livros que foram vendidos como fonte de receita para a atividade “Dormir com os Tubarões”.

 

Canção de agradecimento (clique no video em baixo para ver)

Showing 3 comments
  • Dina Duarte
    Responder

    Parabéns Lina !! A minha filha simplesmente adorou fazer bolos estava sempre a querer fazer e ajudava sempre a realizar o bolo adorava por os ingredientes!! E quando era a vez dela o levar para a escolinha ia super feliz e quando vinha para casa vinha ainda mais feliz!! Ela adorava ir vender!!
    E este ano já falo nos bolos temos que fazer um é tão giro ver o seu desempenho!!
    E em relação ao dinheiro tudo o que lhe dão me diz sempre mãe e para o mealheiros por incrível que pareça também tem 3 como na escolinha e vai sempre uma moeda para cada um deles!! 😊

  • Carla Codinha
    Responder

    Que saudades de fazer bolos… Beijinhos

  • Ana Pacheco
    Responder

    Um trabalho bem feito onde as crianças aprendem o significado do dinheiro.

Deixa o teu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Contact Us

Descrição possivel aqui

Not readable? Change text. captcha txt

Escreve o que procuras e faz ENTER para pesquisar

Literacia Financeira na Infância pela Educadora Lina Nascimento